Para quem trabalha dentro de uma boleia, é importante conhecer algumas condições legais que poderão ajudar a não gastar com multas e evitar pontuações na carteira. Especialmente por causa do uso de acessórios para caminhão.

Deixar o seu companheiro com uma aparência exclusiva é tentador, porém, é preciso ter cuidado para não errar na hora de incrementá-lo. Isso porque alguns acessórios são proibidos por lei por oferecem risco de acidentes, e por isso, geram multas para o caminhoneiro.

Quer manter sua segurança, evitar gastos extras e problemas legais? Então continue lendo este artigo e confira quais acessórios são proibidos para caminhões.

Acessórios para caminhão proibidos por lei

Alguns acessórios para caminhão incrementam o seu visual deixando-o “de cara nova” e diferente dos outros. Mas nem sempre essa mudança é vantajosa, porque pode trazer problemas em alguns casos.

Certos acessórios são proibidos porque aumentam as chances de acidentes por atrapalharem os demais motoristas, ou o próprio caminhoneiro. Nesse caso, ele fica sujeito à penalidades, e por isso, é preciso evitar itens como:

Faróis especiais e lâmpadas coloridas

Embora deem uma aparência marcante para seu caminhão, atrapalham a dirigibilidade de outros motoristas, podendo ocasionar colisões e perda da direção. Além de não ser adequado para sua própria visão durante a noite.

Apenas veículos que saem de fábrica com faróis de xênon e LED claras são permitidos por lei. Mesmo assim, apenas na coloração amarela e branca. Fique atento e evite gastar com R$ 195,23 de multa.

Películas para vidro

Se instalar no para-brisa do seu caminhão películas que sobreponham à banda degradê, você terá problemas. Muitos motoristas alegam colocar uma película maior devido à luz do sol, mas se o agente rodoviário não entender dessa maneira, você arcará com multa e apenas será liberado após retirar esse acessório.

Painéis luminosos

Painéis luminosos instalados na parte baixa do para-brisa também não são permitidos. Vemos ônibus de ação coletiva utilizando esse recurso, porém, o que é permitido nesse caso, é apenas a instalação na parte superior para fins informativos de seus serviços.

Capas para parafuso estilo americanas

As capas para parafuso combinam com o porte do caminhão e garantem um visual robusto para ele. Porém, aquelas em estilo americano, as pontiagudas, são acessórios proibidos.

Segundo o artigo 2º da Resolução nº 426 do CONTRAN as rodas e seus enfeites ou elementos não podem ter partes cortantes ou protuberantes. Isso aumenta os danos em casos de acidentes.

Adesivos

Não podem ser utilizados no para-brisa e vidro traseiro do veículo, cobrindo toda a sua extensão. Isso porque eles atrapalham a visibilidade por aumentarem os pontos cegos para o caminhoneiro.

A lei que proíbe o uso de certos acessórios para caminhão é o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Ele classifica essas transgressões como infração grave, determina o valor da multa cobrada e penalidades, sendo:

Mas nem todos os acessórios para caminhão são proibidos. Está liberado o uso daqueles que não prejudicam a segurança no trânsito, nem colocam em risco a do próprio caminhoneiro. Ou seja, na hora de incrementar o seu veículo, fique de olho na legislação e opte apenas por itens seguros.          

Agora que você está ciente dos amparos legais que poderão lhe causar dor de cabeça caso não obedeça às regras sobre o uso de acessórios para caminhão, o que acha de fazer parte de uma associação de caminhoneiros? Você ficará informado e amparado sempre que houver dúvidas ou problemas.

Gostou dessas dicas? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de temas interessantes e importantes como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *